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Técnico de Receção
Perfil de Desempenho
O Técnico de Receção é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
Atividades principais:
- Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
- Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
- Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
- Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
- Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
- Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
- Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
- Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
- Efectuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação do alojamento, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
- Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
- Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
- Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
Plano Curricular
Disciplinas |
Horas |
 |
Sociocultural |
Português |
320 |
Língua Estrangeira |
220 |
Área de Integração |
220 |
Educação Física |
140 |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
100 |
Científica |
Economia |
200 |
Psicologia e Sociologia |
200 |
Matemática |
100 |
Técnica, Tecnologica
e Prática |
Comunicar em Francês |
168 |
Operações Técnicas de Receção |
370 |
Informação Turística e Marketing |
294 |
Administração, Contabilidade e Legislação |
268 |
Formação em Contexto de Trabalho |
700 |
|
|
Total Horas/Curso |
3300 |