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Técnico de Receção

Perfil de Desempenho

O Técnico de Receção é o profissional que executa o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

Atividades principais:

  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
  • Efectuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação do alojamento, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim;
  • Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

Plano Curricular

Disciplinas Horas
Componentes de formação Sociocultural Português 320
Língua Estrangeira 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Tecnologias de Informação e Comunicação 100
Científica Economia 200
Psicologia e Sociologia 200
Matemática 100
Técnica, Tecnologica
e Prática
Comunicar em Francês 168
Operações Técnicas de Receção 370
Informação Turística e Marketing 294
Administração, Contabilidade e Legislação 268
Formação em Contexto de Trabalho 700
  Total Horas/Curso 3300