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Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

Perfil de Desempenho

O Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na detecção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e activamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das acções comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a óptica comunicacional.


Atividades principais:

  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efectivo do mercado em que se insere a organização;
  • Participar na concepção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objectivos de comunicação de acordo com os objectivos de marketing preestabelecidos/definidos;
  • Operacionalizar as linhas de actuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respectivo plano de comunicação;
  • Participar activamente na execução das acções/tácticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da organização;
  • Colaborar e participar na concepção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração activa em equipas criativas ou de produção;
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
  • Participar na concepção, produção e selecção, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
  • Participar nos projectos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a optimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.

Plano Curricular

Disciplinas Horas
Componentes de formação Sociocultural Português
320
Língua Estrangeira
220
Área de Integração
220
Educação Física
140
Tecnologias de Informação e Comunicação
100
Científica Psicologia e Sociologia 200
História e Cultura das Artes 200
Matemática 100
Técnica, Tecnologica
e Prática
Marketing 270
Comunicação, Publicidade e Criatividade 240
Técnicas e Práticas de Comunicação e Relações Públicas 240
Comunicação Gráfica e Audiovisual 430
Formação em Contexto de Trabalho
420
  Total Horas/Curso 3100