Nos cursos profissionais a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte da matriz/plano curricular e na EPC tem um total de 700h:
- 140h no 1º ano,
- 210h no 2º ano
- 350h no 3º ano (70 das quais de simulação em contexto de trabalho na escola).
A FCT integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno.
Realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
A FCT pode assumir, parcialmente, a forma de simulação de um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil de saída do curso a desenvolver na Escola em condições similares à do contexto real de trabalho.
Documentos
Estágio
Consciente de que, para além da Escola, a Empresa é também um local de aquisição de saberes e aptidões sociais, a Escola Profissional de Chaves, desde muito cedo, desenvolveu esforços tendentes ao desenvolvimento da cooperação com empresas locais e regionais.
O desenvolvimento de aptidões para o emprego passa necessariamente por facultar aos jovens períodos de formação em contexto de trabalho. Assim, a Escola Profissional de Chaves, garante e promove estágio a todos os seus alunos uma vez que este tipo de formação constitui simultaneamente uma oportunidade de emprego para muitos formandos.
A realização de visitas de estudo constitui uma primeira aproximação ao contexto de trabalho e, por este motivo, é habitual a sua integração no Plano de Atividades da Escola