É a forma mais frequente da FCT (Formação em Contexto de Trabalho) e realiza-se em empresas ou noutras organizações em etapas intermédias ou na fase final do curso.

Consciente de que, para além da Escola, a Empresa é também um local de aquisição de saberes e aptidões sociais, a Escola Profissional de Chaves, desde muito cedo, desenvolveu esforços tendentes ao desenvolvimento da cooperação com empresas locais e regionais.

O desenvolvimento de aptidões para o emprego passa necessariamente por facultar aos jovens períodos de formação em contexto de trabalho. Assim, a Escola Profissional de Chaves, garante e promove estágio a todos os seus alunos uma vez que este tipo de formação constitui simultaneamente uma oportunidade de emprego para muitos formandos.

A realização de visitas de estudo constitui uma primeira aproximação ao contexto de trabalho e, por este motivo, é habitual a sua integração no Plano de Atividades da Escola
O estágio deve permitir atingir os seguintes objetivos:
• Averiguar a capacidade de adaptação do estagiário ao mundo do trabalho.
• Contactar com técnicas que se encontram para além das situações simuláveis, durante a formação, face aos meios disponíveis na escola.
• Proporcionar oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em situações concretas no mundo real do trabalho.
• Melhorar, consolidar e aplicar os conhecimentos e competências técnicas e tecnológicas adquiridas ao longo do curso e em contexto de trabalho com sentido de responsabilidade, criatividade, iniciativa, capacidade de resolução de problemas e abertura à mudança.
• Solucionar e/ou auxiliar na resolução de problemas que surjam ou existam na instituição e/ou áreas dependentes.
• Contextualizar a formação do aluno na realidade local, contribuindo para melhor conhecimento desta.

Documentos