Os cursos profissionais são cursos de nível secundário de educação e visam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, preparando os alunos que os frequentam para o exercício de uma profissão e inserção no mercado de trabalho, em articulação com o setor empresarial local. Têm por isso uma forte ligação com o mundo profissional.
Permitem também aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade. Os cursos em funcionamento estão integrados em diversas áreas de educação e formação. Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno. A matriz curricular dos Cursos Profissionais integra componentes de formação sociocultural, científica e técnica.
A componente de formação sociocultural visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
A componente de formação científica visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de natureza científica e aptidões de base do respetivo curso.
A componente de formação técnica visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de natureza tecnológica, técnica e prática, estruturantes da qualificação profissional visada.
Esta última componente de formação inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho, tendo em vista a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. De referir ainda que, alguns dos programas dos Cursos Profissionais já estão organizados, no que respeita à componente técnica, de acordo com os referenciais de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:
- Concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
- Procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
- Não excluem a hipótese de prosseguir os estudos.
Estrutura Curricular
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno.
Matriz Curricular dos Cursos Profissionais
Componentes de Formação | Disciplina | Carga Horária/ | |
---|---|---|---|
Ciclo de Formação (a) | |||
Sociocultural | Português | Cidadania e Desenvolvimento | 320 |
Língua Estrangeira (b) | 220 | ||
Área de Integração | 220 | ||
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 | ||
Educação Física | 140 | ||
Científica | 2 a 3 Disciplinas (c) | 500 | |
Técnica | 3 a 4 Disciplinas (d) | 1100 | |
Formação em Contexto de Trabalho (e) | 600-840 | ||
Educação Moral e Religiosa (opcional) | 81 | ||
Carga horária total/Curso | 3200-3440 |
(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual, de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.
(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.
(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o aluno demonstrará as competências e os saberes que desenvolveu ao longo da formação.
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se uma dupla certificação: o ensino secundário (12º ano) e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
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