Os cursos profissionais são cursos de nível secundário de educação e visam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, preparando os alunos que os frequentam para o exercício de uma profissão e inserção no mercado de trabalho, em articulação com o setor empresarial local. Têm por isso uma forte ligação com o mundo profissional.

Permitem também aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade. Os cursos em funcionamento estão integrados em diversas áreas de educação e formação. Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno. A matriz curricular dos Cursos Profissionais integra componentes de formação sociocultural, científica e técnica.

A componente de formação sociocultural visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;

A componente de formação científica visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de natureza científica e aptidões de base do respetivo curso.

A componente de formação técnica visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos de natureza tecnológica, técnica e prática, estruturantes da qualificação profissional visada.

Esta última componente de formação inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho, tendo em vista a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional. De referir ainda que, alguns dos programas dos Cursos Profissionais já estão organizados, no que respeita à componente técnica, de acordo com os referenciais de formação do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

 

Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que:

  • Concluíram o 3.º ciclo do ensino básico ou formação equivalente;
  • Procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • Não excluem a hipótese de prosseguir os estudos.

 

Estrutura Curricular

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno.

 

Matriz Curricular dos Cursos Profissionais

Componentes de Formação Disciplina Carga Horária/
Ciclo de Formação (a)
Sociocultural Português Cidadania e Desenvolvimento 320
Língua Estrangeira  (b) 220
Área de Integração 220
Tecnologias da Informação e Comunicação 100
Educação Física 140
Científica 2 a 3 Disciplinas (c) 500
Técnica 3 a 4 Disciplinas (d) 1100
Formação em Contexto de Trabalho (e) 600-840
Educação Moral e Religiosa (opcional) 81
Carga horária total/Curso 3200-3440

 

(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual, de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.

(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

(c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.

(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.

(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

 

Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o aluno demonstrará as competências e os saberes que desenvolveu ao longo da formação.

Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obtém-se uma dupla certificação: o ensino secundário (12º ano) e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.

 

 

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